Nova denúncia contra a Cagerê
A Casa Geriátrica de Repouso (Cagerê), localizada no Centro de Brusque, volta a estar envolta em polêmica. Desta vez a denúncia foi feita pela secretaria de Assistência Social e Habitação da prefeitura ao Conselho Municipal de Saúde (Comusa), que teria identificado a existência de uma unidade de psiquiatria no interior da mesma. Fato constatado durante visita feita no local por uma comissão de monitoramento .
O caso foi levado ao conhecimento do Comusa, que abordou o assunto durante reunião do órgão na noite desta quarta-feira (18). Segundo o presidente Marcos Maestri, entre os pontos destacados pela comissão está a suspeita de maus tratos a pacientes.
"Não sabíamos que isso estava acontecendo naquela unidade. Foi reportado que havia uma cela, onde uma pessoa permanecia lá, amarrada. Bem como de maus tratos a idosos, como acordá-los às 4 horas da manhã para que tomassem banho", relatou Maestri, afirmando que uma comissão do Comusa, juntamente com a secretaria de Assistência Social e Habitação da prefeitura, vão novamente fazer uma vistoria no local .
Questionado sobre o que pensa a secretaria de Saúde a respeito das denúncias, o secretário Luiz Fernando Sani disse que o caso é grave e que será averiguado. "Penso que quando existe uma denúncia, se vá a campo avaliar e, se constada alguma irregularidade, a secretaria de Saúde vai intervir e ver o que faremos. Agora, que precisa ser feita alguma coisa, isso precisa", disse ele.
Em julho de 2011, a irmã de um paciente que estava na Cagerê denucniou maus tratos sofridos por ele. Situação que gerou uma vistoria por parte de uma equipe formada por representantes da prefeitura e da propria Polícia. Porém, nada foi detectado, segundo divulgadop pelos responsáveis pela inspeção.



